Insulinoterapia

O momento da introdução da insulinoterapia é encarado com grande dificuldade pelo paciente e pelo médico. Entender como funciona a logística para ter acesso aos materiais, entender como aplicar e como fazer o acompanhamento do controle glicêmico é um processo trabalhoso.

Para tentar simplificar este processo, é importante ter uma abordagem sistemática, da mesma forma que fazemos quando vamos realizar um procedimento. Tente seguir os passos abaixo sempre que for iniciar um esquema de insulinoterapia no ambulatório.

Garantindo o entendimento do paciente

Os fundamentos da insulinoterapia devem ficar claros para o paciente, em especial:

  • Porque ele necessita de insulina
  • Como conseguir os insumos para aplicar a insulina
  • Como aplicar a insulina
  • Como armazenar a insulina
  • Como e quando fazer a monitorização da glicemia
  • Como evitar e o que fazer em caso de hipoglicemia

Esclarecer todos estes pontos é tarefa impossível para apenas um encontro. Por isto é importante sempre dar informações simples e claras, deixar material por escrito para consulta, checar o entendimento do material e retomar o tema em todos os retornos do paciente.

Obtendo os insumos

A Unidade Básica de Saúde deve fornecer todos os insumos necessários para a insulinização plena do paciente. Para fazer a solicitação, o médico deve preencher a folha abaixo com os dados do paciente e do tratamento.
No HU, este dado pode ser preenchido automaticamente no programa Formulário – aba “Insumos para Diabetes”.

Insumos

Como armazenar a insulina

O paciente deve receber orientação por escrito sobre como armazenar a insulina em casa, no trabalho e durante viagens. Muitas dúvidas surgem em relação a este tema, por isto um guia por escrito será útil.

Armazenar

Como, quando e onde aplicar a insulina

Somente depois de entender os tópicos acima, o paciente poderá ser orientado sobre as doses e horários de aplicação da insulina. Lembre-se que em um primeiro momento é mais importante garantir o entendimento e aderência do paciente a um esquema simples do que prescrever um esquema complexo que seria “mais correto” do ponto de vista fisiológico; o esquema sempre poderá ser aperfeiçoado em consultas subsequentes.

Aplicar

Como e quando medir a glicemia capilar

Entregue o folhão de controles de glicemia capilar para o paciente e oriente quais são os horários em que a medida deve ser obtida.
Lembre-se de sempre orientar que o paciente meça e anote no folhão quando tiver um episódio de hipoglicemia.

Dextros

Identificando e controlando as hipoglicemias

As hipoglicemias são momentos extremamente desagradáveis para os pacientes diabéticos, podendo levar a baixa adesão ou mesmo abandono do tratamento com a insulinoterapia. Para evitar estes episódios, é importante iniciar o tratamento com um esquema simples e orientar o paciente a jamais pular refeições.
Caso ocorra um episódio de hipoglicemia, o paciente também já deve estar orientado a como proceder. Abaixo segue um guia baseado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes:

Hipoglicemia

Recapitulando

Agora é a hora de checar o entendimento do paciente sobre todas as orientações dadas. Solicite ao paciente que repita em voz alta o que entendeu sobre os tópicos explicados:

  • porque a insulina foi indicada
  • como obter os insumos
  • como armazenar a insulina
  • quando e onde aplicar a insulina
  • como e quando medir a glicemia capilar
  • como identificar e controlar as hipoglicemias

Objetivos para a próxima consulta

Por último, explique para o paciente quais são os objetivos para a próxima consulta e lembre-o de trazer as folhas de controle da glicemia capilar. Peça para que ele anote caso tenha tido alguma dificuldade no processo, e sempre solicite um retorno precoce.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s