Calculadora de risco de Gupta

Escores

Um dos componentes fundamentais da avaliação pré-operatória é a estimativa de risco de complicações cardíacas.

Este dado pode guiar a escolha da técnica cirúrgica, a necessidade de otimização da terapêutica medicamentosa ou até mesmo a suspensão da cirurgia planejada.

Escalas de risco tradicionais

Diversas escalas de risco surgiram nas últimas décadas com objetivo de prever o risco de eventos cardíacos pós-operatórios.

Dentre elas, a Revised Cardiac Risk Index (escore de Lee) é a mais utilizada. Sua principal vantagem é o fato de ser uma escala de fácil aplicação. Apesar disto, seu poder discriminativo é baixo, porque este escore foi derivado e validado em uma população relativamente pequena (4315 pacientes), em uma época com práticas clínicas diferentes das atuais. Esta escala estima o risco de IAM, edema pulmonar, parada cardiorrespiratória ou BAVT.

RCRI – escore de Lee

  • Doença arterial coronariana
  • Insuficiência cardíaca
  • Diabetes melito
  • Doença renal crônica (Cr > 2,0)
  • Doença cerebrovascular (AVC / AIT prévios)
  • Cirurgia de alto risco

O índice de Gupta

Em 2011, Gupta e colaboradores publicaram a derivação e validação de uma calculadora de risco com maior poder discriminativo que todos os escores publicados previamente.

Baseado em uma coorte de mais de 200 mil pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos nos Estados Unidos em 2007, diversas variáveis clínicas foram coletadas para avaliar sua associação com os desfechos: infarto agudo do miocárdio e parada cardiorrespiratória.

Após a derivação das variáveis independentes, este modelo foi testado em uma nova coorte prospectiva em 2008, com mais de 250 mil pacientes. O modelo foi validado com ótimo poder discriminativo (estatística-C de 0,884); os fatores de risco foram então incorporados em uma calculadora para serem utilizados na prática clínica. O modelo RCRI de Lee também foi estudado nesta coorte, com poder discriminativo mais baixo (0,75).

As maiores vantagens deste índice são:

  • estimativa global de risco (fatores clínicos + risco intrínseco da cirurgia).
  • alto poder discriminativo.
  • validado em um cenário clínico mais próximo do atual.
  • estimativa em porcentagem ao invés de faixas de risco – facilita a comunicação entre as equipes e o compartilhamento de decisões entre os médicos e o paciente.

Devido a estas vantagens, a atualização de 2014 da Diretriz de Avaliação Pré-oparatória da American Heart Association passou a utilizar a calculadora proposta por Gupta como um dos métodos para avaliação de risco cardíaco pré-operatório.

Utilizando a calculadora de risco

A calculadora pode ser acessada no site QxMD.
Você deverá preencher a idade do paciente, creatinina pré-operatória, classificação de ASA, dependência para atividades de vida diária e tipo de cirurgia:

Calculadora

A calculadora também pode ser baixada em dispositivos iOS e Android

Correlação dos índices de Gupta e Lee no algoritmo de avaliação cardíaca

  • Baixo risco: 0–1 comorbidades (Lee) ou risco menor que 1% (Gupta).
  • Risco elevado: 2 ou mais comorbidades (Lee) ou risco maior que 1% (Gupta).

Referências

  1. Gupta K, Gupta H, Sundaram A et al. Development and Validation of a Risk Calculator for Prediction of Cardiac Risk After Surgery. Circulation. 2011;124:381–387.
  2. Lee T, Marcantonio E, Mangione C et al. Derivation and prospective validation of a simple index for prediction of cardiac risk of major noncardiac surgery. Circulation. 1999;100:1043–1049.
  3. Ford MK, Beattie WS, Wijeysundera DN. Systematic review: prediction of perioperative cardiac complications and mortality by the revised cardiac risk index. Ann Intern Med. 2010;152:26–35.
  4. Fleisher LA, Fleischmann KE, Auerbach AD et al. 2014 ACC/AHA Guideline on Perioperative Cardiovascular Evaluation and Management of Patients Undergoing Noncardiac Surgery: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines. J Am Coll Cardiol. 2014;64(22):e77-e137. doi:10.1016/j.jacc.2014.07.944;
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s